É uma notícia triste a que tenho para vos dar. É, até, uma notícia vergonhosa. É algo estúpido, ridículo, discriminatório.
Devem conhecer (nem que seja de nome) a Universidade do Porto. Esta é constituída por diversas Faculdades. Direito, Desporto, Engenharia, Economía, Letras...
A M. queria tirar o curso de Gestão Desportiva. No Porto, esse curso é tirado na Faculdade de Desporto. Esse curso tem vertente prática. A M. tem problemas motores que impossibilitam a prática de desporto de forma "normal" como futebol ou andebol devido às dores sentidas. Contactou a Faculdade de modo a saber qual o plano que eles tinham para casos como o dela. Se fazia só teoricas. Se fazia as aulas de modo adaptado reduzindo a carga horária de práticas. Se fazia os desportos que não lhe causavam dores e nos outros fazia provas escritas.
Pois é, sabem qual foi a resposta da Faculdade? Textualmente "não há condições especiais. Será então muito dificil frequentar o curso"
"Oi?! Como?! Repita lá?!"
Já não chegava o facto de Gestão Desportiva ter aulas práticas, mas que se compreende para manter a saúde dos alunos, agora quem tem limitações físicas não pode frequentar o curso...
Acho uma vergonha. Acho muito triste. Se me disserem isto para um curso de Educação Física, por exemplo, eu compreendo. Agora Gestão? E tal como gestão, todos os cursos daquela faculdade. Apresentam o curso:
Mas a verdade é que os alunos "especiais" nem podem concorrer a esse curso.
Faculdade tão valorizada, com características tão fracas.
E a M. lá terá de ir para outra Faculdade. Ou isso ou lutar contra quem deu a resposta ali em cima, de forma tão dura e directa, sem hipotese de discussão.
A M. vai conseguir, eu sei que sim.
. RIP
. AI!
. Nirvana
. Rio-me